A popularidade da pintura a óleo atribui-se à extraordinária versatilidade que oferece ao artista conferindo magníficos resultados nas técnicas tradicionais (como a mistura cromática e o brilho) e excelente e consistente qualidade. Hoje, a palete cromática de tintas de óleo abrange cerca de 114 cores disponíveis oferecendo uma conjugação harmoniosa de cores espectrais e um elevado nível de pigmentação intenso com óptimas propriedades de pintura. Uma larga variedade de médios está, entre muitos factores, avaliada a alterar certas caraterísticas das tintas de óleo como a consistência, a textura, o lustro/brilho e uma taxa de secura/fixação.
Óleo sobre tela é uma técnica de pintura das artes plásticas
Consiste em utilizar tintas à óleo, diluídas em aguarrás e óleo de linhaça. O suporte da obra neste caso é a tela, que pode ser feita de linho cru, ou de outras fibras. Para misturar as cores, os tons desejados, utiliza-se uma paleta de madeira. Antigamente os grandes mestres faziam suas próprias tintas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqQi0MLPECzTfUT9sooyvQuPEvwTl-4yc65mixg1XaE1hf9oRLiVFrGM6BljwWjJ631fVb480SKWFQbGw3mX1evKVorzw_v6QQFX9HyFN98YGaFhQ-ttjffRDK3hMScCUZ5ICn2ZdXoN8/s400/Cintia.jpg)